quinta-feira, 26 de abril de 2012

Concurso Público

Gente, me tornei mais um destes concurseiros que tomam conta do país. Mas não exatamente assim. Estou trabalhando e quando a gente trabalha a gente fica bem informado. Escuta gente querendo prestar e passar em concursos públicos, querendo suber na empresa, querendo sair da empresa, fazendo merda até falar chega no desempenho de sua função e por aí vai.

Nesta semana escutei de um concurso que vai rolar em junho aqui em Goiânia, do TJ. A matéria eu já vi quase toda na faculdade, mas claro, como bom aluno que sou não me lembro ou nunca cheguei a aprender. Mas desta vez por puro desespero financeiro resolvi estudar, de forma independente, desenvolvendo minha própria apostila em cima dos conteúdos apresentados no edital.

Tenho uma diferença da maioria dos concurseiros, estou estudando para passar neste concurso, que será o primeiro da minha vida! Não para tentar e tentar e tentar de novo. São 44 vagas, ainda não abriram as inscrições, sendo assim não tenho nem idéia de quantos concorrentes por vaga serão. Na minha eterna inocência perguntei a minha colega, já concurseira experiente, quantos candidatos por vaga seriam, eu pensei em uns vinte quem sabe quarenta... levei um banho de água fria quando ela falou que deveriam ter facilmente uns 10.000 inscritos. Dando um total de 200 candidatos a mais por vaga do que eu esperava.

Já perguntei qual o percentual que preciso para passar, me disseram que em média de 85% para cima. Meus irmãos me disseram que eu provavelmente poderei errar umas 5 perguntas de 50 e terei de responder as subjetivas muito bem e ainda assim corre o risco de eu não conseguir a vaga. Nas aulas de hoje fui resolver as duas últimas provas para o cargo, por mais incrível que seja aceirtei 31 de 50 nas duas provas, totalizando, se não me engano 62%.

Confesso que o resultado me deixou relativamente feliz e confiante, ainda mais sendo que as provas tinham assuntos que eu nem imaginava e foram as questões que mais errei, mas por outro lado as mais fáceis de serem estudadas. Perguntei para os meus irmãos se eles acham que consigo melhorar estes 30% que preciso em dois meses, eles se mostraram céticos. Eu estou confiante. E aí, podem me dizer sinceramente o que vocês acham? 

a) Não estou preparado, provavelmente não estarei e isto de achar que tenho chance é só mais uma destas coisas de garoto inocente que sou.

b) Estudando a matéria e resolvendo provas (sem cursinho e de preferência sem apostilas caras) durante estes dois meses tenho chance de passar?

Eu já coloquei isto como atual meta da minha vida, sempre me achei inteligente e com muita facilidade para aprender e nunca me esforcei muito para nada, sempre fui um grande preguiçoso por isto na verdade. Desta vez quero me esforçar e provar para mim mesmo e para os outros que com um pouco de esforço consigo sim passar.

2 comentários:

  1. boa sorte, meu caro, também estou nessa vida.

    ResponderExcluir
  2. Dê tudo de si, mas agora por um outro motivo, rsrsrs!

    Boa sorte!

    ResponderExcluir