quarta-feira, 18 de abril de 2012

Bullying

Jovem gay de 14 anos se suicida após sofrer bullying e até ameaças de morte na escola. O que pensar de uma notícia destas? Que as coisas nunca irão mudar! Esta foi a primeira coisa que pensei. Hoje li o dia todo (no trabalho) um livro sobre abusos sexuais no Brasil, livro que falou principalmente sobre as mulheres, já que sofrem mais que nós homens deste mal terrível.

Me assustei muito com alguns dados que vi e também fiquei muito tocado. Para vocês saberem, o maior indíce de crianças estupradas é pelo  pai biológico e ainda estão nesta lista terríveis de maiores abusadores avôs, tios e os padrastos. E agora chego em casa e me deparo com esta notícia do garoto.

Já sabemos que as crianças tem amadurecido mais cedo, tem a necessidade de escolher o que ser para o resto da vida com 17 anos mais ou menos, quando vão para a faculdade. E aos 22 devem ganhar dinheiro, sair de casa e resolver de uma vez por todas os próprios problemas, isto é de alguma forma terrível. Mas sabemos também que a nossa geração aprende mais rápido, tem mais informações, adoram uma festa, usam cada vez mais drogas e me desculpem, mas são cada vez mais irresponsáveis.

Posso ser um pouco radical em minhas palavras e já aviso logo, piora. O que estou aqui para dizer é que acho que as pessoas deveriam ser penalmente responsáveis mais cedo. Na minha cabeça uma "criança" que tem a capacidade de espor outrem ao ridículo desta forma má, odiar tanto assim as diferenças e principalmente ameaçar outro ser humano de morte, tem capacidade para responder por seus atos, por seus erros e devem ser julgados. 

Estas pessoas precisam aprender a respeitar as diferenças, saber que ações assim tem reações terríveis, não só para os outros (que algumas vezes, como neste caso, acabam perdendo a vida), como para eles também, perdendo a liberdade. Cada dia mais me torno um defensor dos direitos humanos, mas isto para mim significa respeitar os direitos de defesa do culpado, mas tratalos de acordo com a severidade que suas ações pedem, porque prefiro ainda defender os direitos humanos, o direito a vida dos inocentes que o direito a liberdade dos tiranos.




Ps.: Me desculpem qualquer erro terrível no português ou falta de nexo em algum ponto do texto, estou tão cansado que mesmo com a seriedade do texto não poderei dar maior atenção e uma merecida revisão ao texto.

8 comentários:

  1. discordo, pq vc está agindo pelo lado errado. vc quer punir uma criança pq ela aprendeu com os pais e com os adultos que ser gay é errado e na escola está atacando um outro menino pq viu o pai fazer o mesmo em casa com um personagem gay da novela? o caminho não é punir as crianças, mas quebrar o círculo vicioso, educando essa mesma criança para que o filho dela não tenha o exemplo negativo dentro de casa.

    ResponderExcluir
  2. To com o Foxx... O próprio agressor não deixa de ser uma vítima de um sistema que exclui as diferenças, ele só tah respondendo... Passamos a vida Compondo o espetáculo da discriminação e ai qdo ele chega ao extremo deixamos de olhar o próprio umbigo e optamos por menor idade penal, pena de morte, prisão perpetua e outros métodos de punir aqueles que foram mais vulneráveis aos apelos que por vezes tb somos, só que em menor escala.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nao concordo com voces, como já deixei claro pq como pessoas sempre podemos discordar, ver uma coisa errada e dizer nao, quebrar esta corrente de preconceito, mesmo quando crianças. Eu discordava dos meus pais qndo crianças, eu conseguia pensar com 14 anos. Sabia o que era respeito, responsabilidade, preconceito e por aí vai...

      By: Otávio

      Excluir
    2. Olha, eu só acho muito difícil que o seu caso, Otávio, seja a regra e não a exceção. Infelizmente pessoas (e isto inclui as crianças/adolescentes) custam a perceber o quanto opiniões de pessoas influentes (sejam pais, professores, amigos, parentes, vizinhos, modelos da mídia) pode estar errada. Infelizmente a maioria segue como gado fiel ao que está estabelecido.

      E, para gerar uma mudança efetiva, é preciso se investir antes em educação (prevenção) que em punição (remediação). Afinal, a punição só vem depois que o mal já está feito...

      Abraços!

      Excluir
  3. Da maneira q vcs estão vendo qr dizer então q n punir e o melhor, pelo menos assim q to entendendo. Qdo em ksa n se ensina tem q aprender fora dela. Preguiça de melhorar a ideia hehehe
    Penso mais ou menos como vc Otávio. Outro dia formulo algo melhor p responder.
    Bjon

    ResponderExcluir
  4. Isso e polemico... por um lado realmente as crianças são maduro o suficientes para responder aos seus atos...
    Por outro lado a criança também não pode ser responsavel pelos mesmos atos que o pais fazem...
    e acho que vou ficar com voce... muitas vezes as conduta nao foi feita pelos pais e sim pelos coleguinhas ....

    ResponderExcluir
  5. Fato é que criança é uma verdadeira esponja: absorve de tudo... então fica complicado dizer quem deve/pode ser responsabilizado... Polêmico. Hugzão, querido!

    ResponderExcluir
  6. Oi amigo, adorei seus comentarios no meu blog. Realmente estou passando por um momento complicado e as vezes me sinto confiante, outras perdido. Mas vamos vivendo a cada dia. Fiquei tocado quando disseste que nos parecemos, quero lhe conhecer mais. To lendo seu blog agora e espero poder trocar sempre boas idéias.
    Criança é um bicho lindo, mas quando anda em grupo vira uma alcatéia, são lobos ferozes e famintos. Conheço muitas crianças maravilhosas, mas que em grupamento tornam verdadeiros demônios. Acho que é a máxima "me diga com quem andas e te direi quem és". Eu sofri muito bullying, mas tb fiz muito bullying tb e até me acho um adulto direito. He he he.
    Não consigo imaginar o que passa na cabeça dessa criança de tirar a vida. Tive um estagiário, que sofria bullying aqui na empresa, tinha 16 anos e sofria bullying dos outros estagiários. Quando descobri eu disse "se imponha, não deixe fazerem isso com você", ele riu e disse que ta certo. Depois nunca mais vi os garotos tirando onda com ele. Ele cumpriu o ano de estagio que fazia o programa e saiu, esse ano tive a noticia que ele havia se suicidado enforcando-se, fiquei muito triste. O atual estagiário disse que no colégio os meninos chamavam ele de bicha e ele chorava. Liguei pra mãe dele pra dar os pêsames e ela foi logo se explicando que ele estava brincando na rede e acidentalmente se enforcou. Serio? Fiquei calado, mas fiquei me perguntando se pra ela era mais vergonhoso ter um filho gay e suicida, que foi maltratado pela sociedade, do que encarar a verdade com uma mentira tola? O menino morreu e com ele a esperança, pois nem na morte foi amado e honrado pela mãe.
    Abraços.

    ResponderExcluir