terça-feira, 2 de outubro de 2012

To Catch a Predator


outras partes no youtube

Comecei este post em 22.08.2012 e acho que por medo de como falar sobre este assunto, de qual minha opinião real e pela falta de tempo que tenho ele acabou ficando parado. Passei aqui mais de um mes depois e ainda assim não foi para terminar de postar, apenas para colocar este adendo e ver como ele ficará no final. (29.09.2012)

Estava lendo sobre uma matéria que o CQC fez sobre pedofilia e acabei descobrindo um programa nos Estados Unidos, To Catch a Predator e fiquei assustado. Infelizmente não fiquei assustado somento com a questão da pedofilia, fiquei assustado com a facilidade que um programa de TV tem para acabar com a vida das pessoas e achar que está tudo certo.


Eu não acho pedofilia certo, não mesmo, acho uma prática terrível e que uma pessoa para fazer isto tem de ser doente mental, não consigo imaginar como alguém com uma mente sã poderia achar normal e mais que isso ter prazer em transar com um bebê ou uma criança, apesar de achar que nos dias de hoje as crianças depois de certa idade também não são estes anjos.


Por experiência própria acho que a partir dos doze anos não somos mais tão crianças. A primeira vez que beijei na boca foi mais ou menos nesta época e no mesmo dia beijei um homem e uma mulher. O homem primeiro e depois a garota. Pouco tempo depois disso tive a minha primeira experiência sexual (que costumo desconsiderar) com um homem e mesmo assim não acho que fui estuprado.

No meu caso o que aconteceu foi o seguinte. Eu usava muito a internet e entrava muito no mIRC, lá tinham salas gays, #gaygoiania, #gaybrasil e mais várias outras. Conversava com algumas pessoas e comecei a conversar com um cara da minha cidade que morava em Curitiba. Menti meu nome e provavelmente mais um monte de coisas. Nos falamos por um bom tempo e ele viria para Goiânia. Saimos, conversamos e nos beijamos. 

Depois disso saí com outro cara, que este eu já tenho achado que ele tem algo errado, já que sei que ele saiu com "TODOS" os garotos por volta dos 12 anos da cidade, e olha que a cidade tem 2 milhões de habitantes e não exagero muito quando digo todos. Todos os meus amigos da minha idade sairam com ele a muitos anos atrás, TODOS. Transamos, eu comi ele, mas era tão inocente que nem me lembro e nem considero aquilo como sexo. Mesmo assim não considero estupro.

Hoje eu me dou conta que eu era muito inocente, que talvez não fosse a hora ou a forma correta das coisas acontecerem, mas também não acho que só o outro teve culpa e deveria ser punido. Eu busquei muito um cara que estivesse a fim, dei abertura, arrumei a oportunidade e, claro, com o jeito inocente de uma criança tentando ser safado fiz tudo acontecer. Não digo isto me punindo e achando que fui o culpado. No final das contas acho que ele é que deveria ter vergonha na cara e não fazer, mas não acho que fui inocente e que só o outro foi culpado. E sinceramente este também não é um trauma ou um assunto que me fez mal então não chego a me importar e nunca me preocupei.

Apesar de tudo isso, depois de assitir o programa, fiquei assustado de como um programa pode expor, acabando assim a vida de muitas pessoas - como já houveram casos de suicídio no programa - somente para ganhar dinheiro. Não consigo ver um programa assim como uma alerta, como uma tentativa de educar a população. Não acho que eduque os pais, não acho que eduque as crianças e definitivamente não acho que eduque os "estupradores", até porque como já disse, acredito que estes tem uma doença e precisa ser tratada em último caso e não exposta assim.

Um dos medos que eu disse lá no comecinho foi de passar a impressão de que estou defendendo as pessoas que fazem isso, e realmente não é o caso, só não acho condenável assim. Não nos casos em que a "inocente criança" procura, tenta seduzir e tem uns 12, 14, 16 anos. Acho grave com bebês, com tios e tias que molestam um sobrinho bem novo, com pais e padrastos, com amigos da família, estes sim são monstros para mim, agora em muitos casos mostrados pelo programa não vejo tantos problemas e me choca mais o que o repórter faz. Sou um monstro insensível? Meus valores estão assim tão errados?

12 comentários:

  1. Tavinho...

    Já disse que te adoro???
    Adoro vc, vc é um lindo...

    E a gente bebe da mesma água, o fato é que tanto eu como vc temos uma visão muito aberta da sexualidade e vemos essa sociedade com muitos tabus e preconceitos nesse universo e ai nos permitimos questionar o que ng nem ousa pensar....

    Eu concordo com vc em partes e poderia levar horas discutindo contigo sobre esse tema, mas vou tentar ser o mais resumido que der, por aki...

    Tb acho que é muito pior aquele que rompe com a inocência de uma criança do que aquele que se relaciona com quem busca isso.. O lance é que gente precisa ter critério, baby... Quero dizer pra vc o seguinte:

    Conheço o caso de um menino de cinco anos que vivia sentando no colo dos meninos mais velhos no prédio em que morava, abrindo a bunda na frente dos outros e dizendo que queria dar... Um belo dia a mulekada juntou e fez... O menino sangrou e foi uma comottion... Esse menino tava com a sexualidade aflorada e muito possivelmente já devia estar sendo estimulado antes...

    De alguma forma ele buscou, da mesma forma que vc tb qdo tinha 12 anos.. O lance é que o papel de um homem adulto qdo uma criança se insinua pra ele não é dar conta desse "desejo" e sim botar ele no seu devido lugar... É bater palma lá na casa da mãe dele e falar: Ôh Dona Maria, seu muleke tah com um comportamento esquisito aqui"

    Outro caso de exemplo: Na cidade da minha mãe a policia pegou um cara transado com uma menina de 14 anos que foi em cana... O cara tinha uma certa condição, a menina de uma família pobre, mas ela namorava ele, os pais sabiam e foram depor a favor dele...

    Mas quem me garante que esses pais não tinham benefícios com essa relação??? Presentinhos, regalias, vantagens, até grana mesmo.. O qto de fato essa menina queria ter essa relação sexual??? Talvez sim... Talvez ela tenha sido empurrada a isso...

    E ai a justiça vem e te diz: Olha.. De uma idade "x" pra baixo é estupro de qq jeito, pode o muleke dizer que queria, pode a mãe dizer que aceitava.. É estupro.. De uma idade x pra cima (acho que 16) se o menor diz que desejou.. Ai muda toda a historia....

    E Otavio... Sinceramente??? Eu acho que tem de ser assim mesmo... Pk foi como eu disse TEM QUE TER CRITÉRIO... Se não fica muito solto. Tem caso que é diferente?? Sim.. Mas a gente vive em sociedade, precisamos de uma média.. Com 12 anos as pessoas estão formando sua sexualidade.. Não tem nem pelo pubiano o que dirá maturidade pra lidar com tudo que tah em torno do sexo....

    Vc n considera que foi estuprado, mas esse cara com quem transou tem o que a gente chama na psicologia de fixação objetal... Só consigue estabelecer prazer com um único objeto.. Nesse caso no pré-adolescente. E esses todos com quem ele se relacionou estavam de fato prontos pra isso???? Possivelmente não, mas era o que ele queria, mesmo sabendo de todos os riscos...
    Afinal, ainda que não considerasse aquilo moralmente errado é natural que em algum momento tenha pensado: "Pow isso, é ilegal, pode da maior merda pra mim.. melhorar parar." E pk não parou???

    É como o estuprador... Existem dois tipos.. Akele que numa determinada ocasião viu um situação fácil e se aproveitou... Talvez uma amiga bêbada, ou um menina que deu moral e n quis mais dai ele resolveu continuar até o fim.. Enfim.. Diversos casos. E tb tem aquele que tem fixação na violência.. Em ver o desespero... A Elke Maravilha narra um episodio em que um cara tentou estupra-la e na hora ela gritou "vem, vem vem.. eu quero".. E ai o cara correu.. Existem diversos casos assim... Esse cara tem tesão no desespero.. Não é um "estuprador ocasional"...

    ResponderExcluir

  2. A mesma coisa é um cara que tah no sitio de um amigo e começou a rolar uma putaria entre os dois qdo de repente me chega o filho do caseiro de 15 anos todo corpulento e de pau duro.. E ai rolou..

    Esse cara transa com vários homens e tb transou com esse menino nessa ocasião.. Diferente do outro que transou COM TODOS os meninos gays com 12 anos, de Goiania, do MIRC em 1999..

    Porém repito, a gente tem que ter critério, naturalmente os dois casos n seriam julgados da mesma forma, mas o cara do exemplo tb seria penalizado pk ainda que não seja O PEDÓFILO... Cometeu uma infração.


    É isso.. Escrevi um balde, né???? rss.. O vídeo ai saiu do ar, queria que contasse exatamente sobre o que é o programa.. Criticou, mas n falou exatamente o teor. Me conta???

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gato, entao, escrevendo o post fiquei meio assim, por achar que com minha correria de sempre eu nao explicaria bem.. Sobre a idade, abaixo de 14 anos é estupro de vulnerável. Em qlqr caso a criança foi estuprada, nao tem como dizer mais nada. Consentimento dos pais ou o que quer que seja nao mudaria o fato. (Na verdade já muda pq existe jurisprudencia... Se forem prostitutas ou prostitutos, nao seria estupro!)

      Agora pelo que entendo se for maior de 14 anos nao seria estupro somento pelo ato sexual, mas se houvesse estupro a pena seria aumentada.

      O que me deixou chocado na verdade foi o programa. Nao acho que um programa assim esteja no ar para ensinar, até porque realmente acredito que quem faz isso tem alguma doença e nao aprenderá, está ali para expor pessoas doentes e com isso GANHAR DINHEIRO. Nao acho que seja para um bem estar ou uma melhoria da comunidade.

      De qualquer forma concordo com vc em quase tudo. Mas por exemplo o filho do caseiro de 15 anos por exemplo nao seria estupro. Pelo menos é o entendimento que tenho e que tirei da lei também, posso estar enganado. Agora se um deles fosse o pai, daí voltaria a ser crime, nao estupro, mas incesto. rs.. Enfim...

      Excluir
    2. áhhhh, e este link já tinha um tempo que estava aqui, vou procurar outro e atualizar!

      Excluir
  3. Concordo muito com o que o gato van de Kamp escreveu, eu falaria tudo igual. E não acho que você esteja defendendo a relativização da pedofilia. Pra isso tem mesmo que ter critério, se não vira bagunça e vontade de cada juiz...

    Mas o que marcou mais ao ler o seu texto foi a utilidade deste programa que se diz engajado numa "causa nobre", quando, na verdade, ele apenas explora audiência fácil se colocando no papel de justiceiro.

    As pessoas têm uma dificuldade imensa de compreender que, mesmo que a pessoa tenha cometido um crime terrível, ela ainda é um ser humano e merece respeito, no sentido de ser tratada com o mínimo de dignidade, ao menos. Não se pode ser cruel com alguém que é acusado de ter cometido algum crime simplesmente porque não se pode ser cruel com ninguém. Se a gente começa a abrir exceção pra quem merece ou não um mínimo de respeito, daí a coisa começa a ficar muito arbitrária e conveniente...

    Pronto! Estou preparado para a chuva de opiniões indignadas comigo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A única coisa que vc vai ganhar de mim é aplauso. Perfeita sua colocaçao e foi o que tentei mostrar no texto. E estava pensando sobre o que vou dizer agora lendo o que o gato falou e mais ainda com o que vc escreveu...

      Todas as pessoas merecem ser tratadas com respeito. E no Brasil me assusta muito a populaçao em geral achar bonito dizer o que se passa com estupradores na cadeia... É um absurdo alguém achar normal uma pessoa, qlqr pessoa, independente do crime ser estuprada, levar cabo de rodo ou o que quer que seja.

      As pessoas estao (deveriam estar) na cadeia para pagar por seus crimes, com integridade física e aprendendo que o que fizeram foi errado e a como serem melhores. Aprendendo uma profissao, vendo uma saida, nao sendo mais humilhados.

      Excluir
    2. E eu to achando ótima as colocações de vcs (isso aki tah uma rasgassão de ceda linda... rsss)

      Não sei se vcs já viram um textinho sem noção que rola ai nas redes sociais que diz: quer transar o governo da camisinha, engravidou o governo da não sei o que... E assim vai caminhando até ha ora que o cara fala: Vai preso, o governo paga auxilio reclusão de oitocentos paus por filho e tals....

      Uma coisa total sem proposito, um texto que pegou um auxilio dado pelo INSS pra família do cara que era trabalhador, contribuinte e que por ser preso teve suas atividades laborativas impossibilitadas... O auxílio varia de acordo com a contribuição podendo ser NO MÁXIMO oitocentos e poucos paus e não é por filho.

      Mas pk o texto é passado de forma equivocada entre as pessoas??? Por que algum espirito de porco quis botar ainda mais lenha na fogueira e fomentar as opiniões preconceituosas de uma sociedade desinformada. Na minha tentativa de explicar do que se tratava o auxilio pro muleke que passava o texto vi mais uma vez esse discurso que desumaniza o cara que veio a cometer um crime... Que pode comer comida podre, que pode dormir em lugares superlotados, que pode sofrer humilhações e que obviamente não tem que receber auxílio nenhum, pra porra nenhuma contribuísse com o que fosse.

      No momento que se comete a infração o sujeito vira O INFRATOR e ai não interessa se ele é pai de família, arrimo ou qq coisa... Agora ele é apenas o criminoso.

      As pessoas esquecem que a principal função da cadeia é reintegra e se n for isso, não tem sentido sua existência... Se existe alguma punição nela vai estar na liberdade perdida... Mais do que isso é arbitrariedade.

      Excluir
  4. Deixa eu me meter na discussão aqui. A minha avó casou com 14 anos com um homem de 30. Hoje isso seria pedofilia, mas há apenas 50 anos atrás isso era o normal. A pedofilia precisa sim ser relativizada porque não é uma idade de 18 ou 21 anos que vai transformar, de repente, uma pessoa em madura o suficiente para sexo. Eu trabalhei muitos anos com adolescentes e crianças como professor, e fui cantado e assediado por muitos deles, meninos e meninas que tinha a partir de 13 anos se ofereciam para mim. No caso do professor, eu concordo que a situação de poder que ele se encontra torna aquela relação eticamente errada, mas por causa da relação professor-aluno, como também acho que a relação tio-sobrinho, padrasto-enteado, a relação de poder que existe dentro dessa relação é um agravante muito maior do que o cunho sexual. o abuso entre um pai e um filho/filha é pior porque aquela pessoa tem uma posição de poder no qual a criança confia sua própria segurança, é isso que se quebra quando há o abuso. e isso é o que mais causa problemas para aquela criança no futuro.

    ResponderExcluir
  5. Genteeeee... virou post debate... tb com esse tema polêmico... hehe!
    Mas enfim, crime é crime e tirar proveito de incapaz é coisa que não encontra justificativa. Claro que entendo teu ponto de vista e com a velocidade do mundo as crianças "adultecem" cedo demais... é complicado! Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, fiquei taooo satisfeito com este post e os comentários.. Fiquei mesmo! Adorei saber um pouco mais da opiniao de todo mundo e da visao de um tema tao polemico na ótica de cada um de vcs..

    ResponderExcluir
  7. Parece-me que a maioria dos garotos que tem esse tipo de experiência, quando crescem adoram um tiozinho - né!? Ou é impressão minha? Rs. Eu considero pedofilia antes dos 15, dos 16 anos em diante os santos e inocentes não existem mais.

    ResponderExcluir
  8. acho que o problema maior desses programas não é destruir a vida da pessoa, mas destruir a das pessoas a sua volta: parentes, vizinhos, amigos. é uma exposição desnecessária.

    ResponderExcluir